25 de fevereiro de 2012

Permis de travail / Work permit


Como todos já sabem estamos no meio do processo para o visto de trabalho temporário, andei pesquisando algumas informações e resolvi fazer um pequeno resumo do que eu entendi até agora, quem tiver mais algumas informações ou quiser fazer alguma correção, por favor fique à vontade.

Em determinados casos a empresa a qual te ofereceu um contrato de trabalho necessita entrar em contato com o órgão do governo responsável pelo controle do mercado de trabalho canadense (HRSDC) e conseguir uma autorização para contratar um estrangeiro.
O HRSDC vai fazer então um procedimento chamado LMO (Labour Market Opinion) ou AMT (avis sur le marché du travail), eles vão verificar diversos fatores dentre eles se:
-A oferta de emprego é genuína;
-Os salários e condições de trabalho são compatíveis ​​as oferecidos aos canadenses que trabalham nesta profissão;
-Os empregadores têm feito esforços razoáveis ​​para contratar ou treinar os canadenses para o cargo que ocupam;
-O trabalhador estrangeiro está preenchendo a falta de trabalho;
-O trabalhador estrangeiro vai criar diretamente novas oportunidades de emprego ou para permitir que os canadenses a manter os seus empregos;
-O trabalhador estrangeiro vai transferir novas competências e conhecimentos para os canadenses;
-O trabalhador estrangeiro não afetará uma disputa trabalhista ou o emprego de qualquer trabalhador canadense envolvido em um conflito.

OBS: Em outros casos a empresa contratante não necessita solicitar a AMT, e o visto poderá ser emitido quase que imediatamente, já que não existe tempo de espera entre a oferta de trabalho e os trâmites para a obtenção do AMT/LMO.

Após a AMT as pessoas que irão trabalhar na província de Québec necessitam também do CAQ (Certificat d’acceptation du Québec).

No meu caso preciso da AMT, e como a vaga é para Québec também preciso do CAQ, enfim tudo está sendo feito pela empresa, espero receber logo toda documentação, pois após tudo isso ainda precisamos dar entrada nos vistos no consulado em São Paulo (assunto para outro post).


Os prazos de todo o processo (AMT + CAQ + VISTO) são relativamente longos (3 a 5 meses), mas temos que ter calma, tudo tem seu tempo para acontecer...

OBS: Todas as informações passadas são baseadas em um contexto pessoal. Por favor, sempre certifique em uma fonte oficial, dados eventualmente disponibilizados neste blog.

2 comentários:

  1. Está certíssimo, as pessoas de TI maioria está indo pelo processo simplificado sem necessidade do AMT, e como aparentemente você precisa, demora um pouco mais. Mas no fim, estaremos todos em Quebec e rindo muito dos apuros e nervoso que passamos neste processo. Ah! E já te aceitei la no face! Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Siimmmmm é muito nervosoooo hahahhauhauhahuaa =)

    ResponderExcluir